Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025
Carregando jogos...
Notícias/Santos

Novo equipamento em Santos vai dobrar tratamento com radioterapia

Com a aquisição do novo equipamento, a expectativa é dobrar a capacidade de atendimento oferecida atualmente, que é de 1,2 mil sessões de radioterapia por mês.

Novo equipamento em Santos vai dobrar tratamento com radioterapia
Carlos Nogueira
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Cidade ganhou nesta sexta-feira (26) a segunda unidade do Complexo de Radioterapia da Santa Casa de Santos, onde vai operar um novo acelerador linear para tratamentos oncológicos.

Com a aquisição do novo equipamento, a expectativa é dobrar a capacidade de atendimento oferecida atualmente, que é de 1,2 mil sessões de radioterapia por mês.

Para a instalação do novo equipamento, a Prefeitura fez adequações estruturais no complexo da casamata, incluindo um novo bunker blindado (sala que comporta o aparelho), ambiente que garante segurança e condições adequadas para o funcionamento da tecnologia. 

Leia Também:

Já a aquisição do segundo acelerador linear foi viabilizada por verba parlamentar do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa.

Presente à inauguração, a prefeita em exercício, Audrey Kleys, falou da importância da entrega para a saúde da população. "Hoje estamos entregando um equipamento que vai salvar milhares de vidas de pessoas que não mais precisam procurar outra cidade para tratamento. A Santa Casa é uma grande referência que ajuda na transformação de milhares de vidas todos os dias".

O acelerador linear reforça o tratamento oncológico de alta complexidade, especialmente para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o provedor da Santa Casa de Santos, Ariovaldo Feliciano, "a Cidade oferece um acelerador de primeira linha, que é o primeiro do Brasil, a ser utilizado no combate ao câncer".

MENOS IMPACTOS

Com tecnologia avançada de radioterapia guiada por imagem em três dimensões, o novo equipamento confere mais precisão na aplicação da radiação, reduzindo os impactos sobre tecidos saudáveis e aumentando a eficácia dos tratamentos. A inovação também permitirá a ampliação das modalidades terapêuticas oferecidas, beneficiando pacientes com diferentes tipos de câncer.

De acordo com o secretário de Saúde de Santos, Fábio Lopez, a aquisição “vai refletir na qualidade de atendimento prestado aos pacientes que enfrentam um momento tão delicado como é o tratamento oncológico". 

O equipamento estará disponível para atendimento após testes técnicos, validações operacionais e certificações exigidas pela Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN).

FONTE/CRÉDITOS: Prefeitura de Santos

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jornal Metropolitano SP
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR