A Prefeitura de Sorocaba realizou, nesta quinta-feira (8), mais uma edição da “Operação Ferro-Velho”, que resultou na interdição temporária de dois estabelecimentos que operavam de forma irregular. Dos quatro locais vistoriados pelas equipes de fiscalização, dois foram autuados e fechados até que regularizem sua situação administrativa. Os demais estavam fechados no momento da operação.
Coordenada pelo Setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), a ação tem como principal objetivo coibir a receptação de materiais de origem duvidosa — especialmente cobre e outros metais comumente associados a furtos — além de verificar denúncias, garantir o cumprimento da legislação e prevenir delitos tanto na esfera criminal quanto administrativa.
As interdições desta quinta-feira ocorreram nos bairros Vila Barão e Jardim Simus. Ambos os estabelecimentos foram notificados pela ausência de alvará de funcionamento e pela falta de câmeras e sistema de monitoramento, o que infringe normas básicas de segurança. Um dos locais também foi autuado por obstrução de calçada, comprometendo a mobilidade urbana e o direito de ir e vir dos pedestres. As atividades nesses ferros-velhos só poderão ser retomadas após a completa regularização junto aos órgãos competentes.
Outros dois endereços, localizados no Parque Três Meninos e na Vila Hortência, estavam fechados no momento da visita dos fiscais, mas continuarão sendo monitorados.
Segundo a Prefeitura, a intensificação da fiscalização tem surtido efeitos relevantes. Somente em 2024, 190 ferros-velhos já foram vistoriados, resultando na emissão de cerca de 90 autos de infração, entre multas e notificações, além de 15 interdições temporárias. Nos últimos meses, 20 estabelecimentos foram fiscalizados, dos quais 10 acabaram interditados.
Essa mobilização faz parte de um esforço mais amplo da administração municipal para combater crimes como furtos de fios, tampas de bueiro, peças metálicas de praças e unidades públicas, que vêm gerando prejuízos à população e ao poder público. A medida também tem respaldo na necessidade de preservar o meio ambiente urbano, coibindo o funcionamento de estabelecimentos que não seguem as normas de descarte e reaproveitamento de materiais.
A Prefeitura reforça que a colaboração da população é essencial nesse processo. Denúncias sobre ferros-velhos irregulares ou suspeitos de receptação de materiais furtados podem ser feitas de forma anônima e segura por diferentes canais:
-
Portal da Prefeitura: www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento (24 horas)
-
WhatsApp da Fiscalização: (15) 99129-2426
-
Ouvidoria Geral: 156
-
Guarda Civil Municipal: 153
-
Polícia Militar: 190
A ação desta quinta-feira representa mais um passo firme do município na promoção da segurança, da legalidade e da transparência comercial em Sorocaba, garantindo que os empreendimentos estejam em conformidade com a lei e que a cidade continue avançando na proteção de seus espaços e de sua população.
Jornal Metropolitano SP