A Prefeitura de Sorocaba realizou, nesta quinta-feira (12), mais uma edição da “Operação Ferro-Velho”, que resultou na interdição temporária de dois estabelecimentos que funcionavam de forma irregular. A ação foi coordenada pelo Setor de Fiscalização de Posturas, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).
Dos três locais vistoriados durante a ação, dois — localizados nos bairros Parque Manchester e Barcelona — foram notificados por falta de alvará de funcionamento e orientados a encerrar suas atividades até a devida regularização. O terceiro, no Jardim São Camilo, estava fechado no momento da fiscalização.
A operação tem como objetivo coibir a receptação de materiais sem procedência ou fruto de furtos, além de apurar denúncias e verificar irregularidades de natureza criminal e administrativa.
Somente em 2024, já foram fiscalizados 190 ferros-velhos em Sorocaba, resultando em cerca de 90 autos de infração, entre multas e notificações, e 15 interdições efetivas. Neste ano, 115 estabelecimentos foram vistoriados, com 41 interdições temporárias registradas.
A população pode contribuir com denúncias anônimas pelos canais oficiais da Prefeitura:
-
📲 WhatsApp: (15) 99129-2426 (segunda a sexta, das 8h às 17h)
-
📞 Telefones: 156 (Ouvidoria Geral), 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar)
A Prefeitura reforça que o combate ao comércio ilegal de recicláveis é fundamental para impedir crimes de furto e receptação, bem como para promover um ambiente urbano mais seguro, justo e legal.
Jornal Metropolitano SP