Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025
Notícias/Segurança

Muralha Paulista alcança 38 mil câmeras públicas e privadas integradas para reforçar segurança em todo o Estado

Secretário Guilherme Derrite detalha como o programa conecta câmeras de todo o estado e garante proteção de dados

Muralha Paulista alcança 38 mil câmeras públicas e privadas integradas para reforçar segurança em todo o Estado
Governo de São Paulo/Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo de São Paulo ampliou o alcance do programa Muralha Paulista, que passou a conectar câmeras municipais e particulares ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública para ajudar no combate ao crime.

“O programa Muralha Paulista é uma política pública de controle da mobilidade criminal. Ele integra os sistemas já existentes e devolve as informações, aumentando a chance de prisão de criminosos e recuperação de veículos”, explicou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, em participação no SP em 3, 2, 1, programa da Agência SP.

Atualmente, o sistema reúne mais de 38 mil câmeras integradas. Elas fazem leituras automáticas de placas de veículos e reconhecimento facial. Os dados são cruzados com as bases da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e geram alertas em tempo real quando um carro roubado, furtado ou um procurado pela Justiça é identificado.

Leia Também:

Como participar do Muralha Paulista

Municípios, empresas e cidadãos podem participar. O cadastro é gratuito e deve ser feito no portal da SSP ou diretamente no site do Muralha Paulista. Basta acessar o site oficial, clicar em “Muralha Paulista” e preencher as informações.

Podem se cadastrar pessoas físicas (CPF) ou jurídicas (CNPJ) que tenham câmeras voltadas para vias públicas. Essas imagens passam a integrar o sistema e ajudam na investigação de crimes.

“Qualquer cidadão ou empresa com câmera voltada para a rua pode se cadastrar. Essas câmeras passam a integrar esse grande parque tecnológico, auxiliando as forças policiais em investigações e ações de segurança”, destacou Derrite.

Proteção de dados garantida

Desde a criação, o Muralha Paulista segue a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O programa foi acompanhado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e recebeu mais de 60 pareceres jurídicos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

“A pessoa que vai colaborar pode ficar tranquila. Desde que a câmera esteja voltada para a rua, tudo está amplamente seguro dentro da política pública e conforme a LGPD”, reforçou o secretário.

Expansão para todos os municípios

O programa será ampliado para os 645 municípios paulistas, inclusive os que não possuem câmeras próprias. O Governo do Estado vai realizar uma licitação para locação de equipamentos, garantindo cobertura total.

“Vamos dificultar cada vez mais a vida do criminoso. A partir do ano que vem, teremos um cerco completo contra quem tentar transitar pelo Estado de São Paulo. Ela estará contribuindo com a segurança pública ao permitir que as forças policiais tenham acesso a essas imagens”, afirmou o secretário.

Cadastre-se no programa Muralha Paulista em www.muralhapaulista.sp.gov.br

FONTE/CRÉDITOS: Agência SP

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jornal Metropolitano SP
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR